Convidados



Conceição Ferreira (arquiteta)


Conceição Ferreira, arquitecta de formação, exerce na área da comunicação na Agência de Comunicação C&L, Design e Arquitectura, com várias exposições em BadRagaz (Suiça) e com as suas imagens em coleções privadas, em Portugal, Suiça, França e Áustria.

Neste encontro irá partilhar o seu projeto fotográfico "O Porto é...", com todos os participantes, expondo a sua obra sob a forma de uma conversa informal.

Nos últimos anos tem vindo a registar imagens da cidade do Porto, com uma Reflex de baixo custo, o que não interfere na sua capacidade narrativa e estética. Procurou locais, temas, datas, e formas de retratar o quotidiano de uma cidade histórica, que tem sido mais retratada por palavras do que por imagens. Com um estilo que é marcadamente emotivo nas texturas e nas cores, faz lembrar os cânones renascentistas, em que a luz e as ambiências se cruzam perante enquadramentos narrativos. 

Conhecer a obra da Conceição Ferreira, poderá ver e conhecer melhor o Porto, mas a cima de tudo é conhecer a alma desta cidade. 



Manuel Couto (professor) 

Licenciou-se em História, Variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Obteve o grau de Mestre em História (Estudos Locais e Regionais), em janeiro de 2009, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, trabalhando o tema “Doenças e Doentes no Hospital da Divina Providência de Vila Real de Trás-os-Montes. A assistência hospitalar entre o final do Antigo Regime e a consolidação do Liberalismo em Portugal (1796-1836) ”. É investigador associado da Associação Portuguesa de História da Vinha e do Vinho (APHVIN/GEHVID), autor e coautor de diversos trabalhos e artigos de caráter científico. 

“O Porto – vida e identidades de uma cidade” é o título de uma breve exposição por parte de Manuel Couto sobre algumas caraterísticas definidoras do espaço portuense. Pretende também ser o mote para o “Um dia pela fotografia” e simultaneamente valorizar a produção fotográfica – nas vertentes Humana, Histórica, Sociológica, Filosófica, entre outras – que venha a emergir deste encontro. 




Paulo Correia ( Formador) 

Desde 1990 em atividade nas áreas de Fotografia, Design Gráfico e Formação. Frequentou o Curso Superior de Design de Comunicação na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Colaborou com várias Agencias de Publicidade, realizou várias exposições artísticas, com especial destaque para a retrospetiva do Grupo musical GNR, Exposição Colectiva no lançamento da Cooperativa Cultural Gesto do Porto e para o catalogo de peças do Arquiteto Siza Vieira para a sua exposição retrospetiva no Museu de Serralves. 

Na Formação, ministrou cursos para fotógrafos profissionais em colaboração com empresas internacionais, como Multiblitz, HP, Kodak, Rollei, e Adobe, juntamente com a Associação Audiência Zero desenvolveu formação na área de fotografia e Design, com Helder Couto (fotografo), organizou um Workshop profissional na área da reportagem social, que contou com a participação de 70 fotógrafos de todo o país. 

Depois de ser responsável pelo departamento de serviços e tecnologias gráficas da empresa Prológica, S.A., desenvolve soluções gráficas e de pós-produção para fotógrafos na área de estúdio e reportagem social, bem como, uma certificação em paginação fotográfica em colaboração com a 100% Editores, da qual já foram certificadas até ao momento mais de 200 empresas na área da Fotografia. 








Textos convertidos pelo conversor da Porto Editora, respeitando o Acordo Ortográfico de 1990.